Contribuição financeira do programa LIFE da União Europeia
Facebook
EN

Mata ao Luar

19 DE JUL - Mata da Machada

Na noite de sábado, 14 de julho, fomos explorar a MATA AO LUAR.

Este espaço certamente é conhecido por muitos durante o dia, mas visitá-lo à noite é uma experiência única.
Que o digam os 33 participantes que, ao longo de um passeio pela Machada, puderam vivenciar um pouco desta experiência com o contacto com a fauna noturna deste espaço verde.
Como pano de fundo, fomos recebidos pelo coaxar dos anfíbios que, ao longe, se faziam ouvir, e com recurso a um detetor de ultrassons, pudemos ouvir os únicos mamíferos voadores, os morcegos. Um curioso noitibó fez questão de voar várias vezes sobre o grupo, que também se fez ouvir durante toda a noite, e apesar da insistência nos chamamentos, nenhuma rapina noturna respondeu (na verdade…respondeu um tímido Mocho-galego quando o grupo de exploradores nocturnos já regressava a suas casas, e só os técnicos que arrumavam o material puderam ouvir…).


Mais à frente, depois de alguma pesquisa com uma luz negra, um escorpião com cerca de 5cm, que fez as delícias de todos. Para terminar, houve ainda tempo para uma paragem junto à “armadilha luminosa” onde pudemos ainda observar gafanhotos, e algumas borboletas nocturnas, das famílias Noctuidae e e Geometridae.
 

Também há vida à noite na Machada!

voltar