Contribuição financeira do programa LIFE da União Europeia
Facebook
EN

Mata ao Luar

29 DE JUL - Mata da Machada

No dia 29 de julho fomos explorar a Mata ao Luar.

É quando o sol se põe que as criaturas noturnas da mata começam a sua rotina diária. Saem das suas tocas e ninhos para se alimentarem, marcarem os seus territórios, socializarem… e é esta a altura ideal para as vermos e até mesmo ouvirmos.

Nesta edição da Mata ao Luar, inserida na Agenda de Atividades Reserva o Verão em Família, os 34 participantes presentes puderam descobrir as diferenças entre as borboletas diurnas e noturnas, desmistificar algumas ideias sobre os morcegos, observar algumas rãs-verdes, uma cobra-cega, réptil de aspecto vermiforme, e com uma luz negra ainda se conseguiu encontrar um pequeno e tímido escorpião.

Com esta atividade, foi possível proporcionar a visita da Mata da Machada no período noturno, em grande parte desconhecida para a maioria dos participantes, e a observação da importância ecológica da biodiversidade noturna deste espaço.

Foi também uma oportunidade para comparar e mostrar os resultados obtidos nas áreas de intervenção do Life Biodiscoveries com as áreas ainda não intervencionadas e perceber a evolução, importância e pertinência deste projeto, bem como percepcionar o grau de semelhança da biodiversidade das áreas já intervencionadas pelo projeto com as áreas naturais (ex. área de montado) onde não ocorrem espécies de flora de carácter invasor.

Consulte mais imagens aqui.

voltar