Contribuição financeira do programa LIFE da União Europeia
Facebook
EN

Reserva o Sábado - Sementes: colonizadores especializados

07 DE OUT - Mata da Machada

Os resultados das intervenções feitas na Matada Machada, no âmbito do projeto LIFE Biodiscoveries, focado no controlo das espécies invasoras (acácias e chorão-da-praia), são cada vez mais visíveis. 

Começam a surgir cada vez mais áreas recuperadas, anteriormente ocupadas por acácias, que entretanto secaram e foram removidas, dando origem a locais "vazios" prontos a serem colonizados por espécies autóctones.

Com a recuperação da Mata da Machada em mente, este sábado, a iniciativa Reserva o Sábado abordou a temática das sementeiras, com a oficia Sementes: colonizadores especializados.

Esta ação, conduzida pela Sociedade Portuguesa de Botânica, dividiu-se em quatro etapas.

A primeira constitui na preparação de saídas de campo com o apoio do site flora-on.pt, um portal onde se encontra de forma sistematizada informação fotográfica, geográfica, morfológica e ecológica de todas as espécies de flora portuguesa.

De seguida, o grupo foi para o terreno, fazer a interpretação de habitats e a recolha de sementes. Foram recolhidas sementes de espécies pioneiras, como a gramínea quilhão-de-galo (Briza maxima) ou plantas da família das cistáceas. As plantas pioneiras são as primeiras plantas que se estabelecem num terreno e vão gradualmente sendo substituídas por outras espécies de porte médio (arbustos), até que as condições ambientais chegam  um estado de clímax (árvores grandes).

Feita a recolha, foi hora de voltar ao CEA para fazer a limpeza e preparação das sementes, que foram limpas e semeadas.

Foi feita a sementeira de carvalhiça, sementeiras essas que foram levadas pelos participantes na ação para cuidarem em casa. Assim que as plantas estejam prontas, serão replantadas na Mata da Machada.

Todas as espécies colhidas nesta atividade são vulgares, ou seja, não estão ameaçadas nem protegidas.Veja aqui todas as fotos desta ativdade.

voltar