Contribuição financeira do programa LIFE da União Europeia
Facebook
EN

GIRO

20 DE OUT -

No passado dia 13 de outubro, o projeto LIFE Biodiscoveries recebeu o GIRO, uma iniciativa de responsabilidade social organizada pelo GRACE, envolvendo várias empresas, este ano dedicado aos incêndios.

A iniciativa, de âmbito nacional, decorreu com oito ações de norte a sul do país, e no caso na Mata da Machada envolveu cerca de 150 voluntários.

Esta sexta-feira foi de azar para o chorão e acácias da Reserva Natural Local, pois o grupo de voluntários não deu tréguas a estas invasoras, removido aproximadamente 10m3 de chorão numa área de 2,5ha na Mata da Machada e cerca de 8m3 desta invasora numa área de 1,5ha no Sapal.

Foi feito ainda um intenso trabalho de descasque de acácia numa área de 8000m2, apesar das dificuldades que algumas apresentavam, dado o calor intenso que se fez sentir nos meses de verão.

A reflorestação também não foi esquecida nesta ação, tendo sido plantados 210 medronheiros e 210 murtas. 

Houve ainda espaço para uma introdução à engenharia natural, que visa a capacitação dos intervenientes neste projeto para a recuperação dos habitas intervencionados, mais concretamente na área da ribeira.

O Arq. Henrique Pereira dos Santos, gestor doprojeto LIFE Biodiscoveries, fez também uma breve abordagem à problemática dos incêndios.

Ao longo de todo o dia, foi também recolhido lixo em vários pontos que encheu cerca de 20 sacos de 120l.

Ações como esta são de extrema importância para a sensibilização dos participantes relativamente aos perigos que as espécies invasoras representam para a biodiversidade autóctone, bem como para fomentar a proximidade à natureza e à proteção ambiental.

Veja as fotos todas AQUI

voltar