Contribuição financeira do programa LIFE da União Europeia
Facebook
EN

Este é o caminho!

03 DE NOV - Mata da Machada

Este é um dos vários caminhos na Mata Nacional da Machada. Olhando para cada um dos lado do caminho observamos paisagens muito distintas.

Do lado direito é possível ver a típica floresta mediterrânica, com árvores nativas como o sobreiro e o pinheiro-bravo, arbustos como as sargacinhas e herbáceas como a táveda. Todas elas possuem folhas de tamanho reduzido, que contribui para uma menor perda de  água por evaporação, importante num clima de invernos amenos e verões muito quentes e secos, como é o caso do nosso.

Do lado esquerdo, dificilmente se vê vegetação autóctone. As acácias estão claramente a dominar, destacando-se as mimosas que, onde crescem, dificultam a propagação e crescimento de outras espécies de flora. São por isso pouco os sobreiros presentes e os arbustos quase que não existem, estando reunidas as condições para que espécies como os eucaliptos se desenvolvam.

No entanto, nos últimos 3 anos, o Projeto LIFE Biodiscoveries tem vindo a lidar com esta problemática, controlando o chorão-das-praias e as acácias dentro da Reserva Natural Local da Mata da Machada e Sapal do Rio Coina. Na imagem temos acácias já foram intervencionadas através de descasque, apresentando alguma falta de cor (secura), o que é demostrativo do progresso das intervenções realizadas.

E com o passar do tempo, esperamos ter cada vez resultados mais visíveis.

voltar