Contribuição financeira do programa LIFE da União Europeia
Facebook
EN

Seminário RESTAURO DE ECOSSISTEMAS

15 DE MAI - Centro de Educação Ambiental da Mata da Machada e Sapal do Coina

Foi no passado sábado, 11 de maio, que se realizou mais um Seminário Life Biodiscoveries, em conjunto com a MONTIS - Associação de Conservação da Natureza, cujo tema central abordou o “Restauro de Ecossistemas”.

Na abertura, o vereador Bruno Vitorino, reforçou a importância do projeto Life para a comunidade local, assim como a relevância que os voluntários representam neste esforço de oferecer uma Reserva Natural Local, com uma melhor gestão, mais naturalizada e mais genuína, aos seus utilizadores por forma a melhorar a experiência e a oferta local.

Neste evento de partilha de experiências nacionais inovadoras e inspiradoras, deu-se a conhecer a recém criada Rede Portuguesa de Restauro Ecológico, passando pelos casos práticos de Álvares e Monte Redondo, exemplos de resiliência em termos de incêndios florestais, ou ainda pelo projeto das Dunas de S. João na Caparica e a sua recuperação.

Este evento culminou com o exemplo local do que se faz na Mata da Machada, com uma discussão diferente, em andamento, ao longo da Ribeira de Zebro, atualmente a sofrer melhorias ecológicas, como medida paralela e consequente da erradicação de espécies exóticas pelo projeto. Ambiciona-se aqui que a ribeira, de caracter temporário, volte a ter mais água durante alguns períodos do ano, com a ajuda de pequenas barragens já colocadas e que, com vegetação autóctone nas suas margens haja consolidação das mesmas, promovendo a manutenção hídrica desta zona da Machada.   

Se não pode estar presente, assista aqui ao que se passou.
voltar