Contribuição financeira do programa LIFE da União Europeia
Facebook
EN

Observação de Aves

03 DE OCT - Mata da Machada e Sapal do Rio Coina

No dia 3 de outubro regressou a Reserva o Sábado.
Esta primeira ação, sob o título Observação de Aves, foi inserida no fim-de-semana Europeu com o mesmo nome, contando com a colaboração da Associação de Defesa do Ambiente - Grupo Flamingo.
Os participantes, com o auxílio de guias de campo, binóculos, telescópios e máquinas fotográficas, descobriram um mundo novo, onde nem tudo o que voa à nossa volta são pardais.
A primeira parte desta atividade decorreu na Mata da Machada, através de um percurso de 2 horas, tendo sido possível observar as seguintes espécies: chapim-real, chapim-de-poupa, estorninho-preto, pica-pau-malhado-grande, papa-moscas-preto, melro, pardal e gralha-preta. 

No sapal do Rio Coina, a observação foi feita em 2 pontos de observação fixos, onde se viu e identificou espécies como: garça-branca-pequena, garça-real, perna-verde, perna-vermelha, gaivota-de-patas-amarelas, guincho, corvo-marinho, maçarico-galego e milherango.
Ao longo dos percursos foram partilhadas informações acerca das diferentes aves e sua ecologia, aproveitando também para falar sobre a problemática das espécies invasoras, chorão-das-praias e acácias, espécies que são o alvo do Projeto LIFE Biodiscoveries.
E mesmo apesar da timidez e rapidez de algumas aves na Mata, o balanço foi positivo, havendo sempre espaço para a boa-disposição e interesse pela natureza.

voltar